Paisagem de Paris
Paris

Clima e temperatura em Paris

Saiba em detalhes como é o clima e temperatura em Paris, que são algumas das informações mais importantes de sua viagem. Saia na frente e se planeje sabendo todas as dicas! Confira mais informações a seguir:

Vista aérea da cidade de Paris

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre o clima e temperatura em Paris.

Como são o clima e a temperatura em Paris?

Paris é uma linda cidade na Europa na qual seu clima é, predominante, o temperado. Porém, apresenta algumas nuances de continental e oceânico, dependendo da época do ano. As estações do ano na capital francesa são bem marcadas, com direito a mudanças das paisagens.

Gráfico do clima em Paris

Veja abaixo como são as temperaturas em Paris durante todo o ano:

Gráfico das temperaturas em Paris

1. Verão em Paris (21 de junho a 20 de setembro)

O verão em Paris costuma ser quente, comparado às demais estações da cidade, mas moderado para quem está acostumado ao clima do Brasil. A temperatura passa dos 22°C, sendo a máxima em agosto, podendo chegar aos 28°C. É nessa época do ano que a cidade costuma encher de turistas vindos dos países do Hemisfério Norte por causa das férias escolares. A chuva pode ser frequente nesses meses, mas não com muita intensidade.

Temperaturas médias

  • Junho: 17,4°C
  • Julho: 19,7°C
  • Agosto: 19,2°C

Verão em Paris

  • Dicas: no verão, os dias são mais longos, e o sol costuma se por em torno de 22h. Isso permite que você aproveite por muito mais tempo o seu passeio. Os ambientes são mais alegres e festivos nessa época, mas também podem ficar lotados.

O que levar na mala para o verão em Paris?

Durante essa época, o clima em Paris é quente durante o dia e pode ficar ameno à noite. Portanto, leve roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também blusas e calças, além de calçados confortáveis para caminhar pela cidade. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador, garrafas d’água e também guarda-chuva.

O que fazer em Paris no verão?

Para tomar sol e curtir o calor parisiense, visite a Paris Plage, uma praia artificial criada às margens do Rio Sena. Também vale a pena fazer um agradável passeio de barco por esse rio, enquanto aprecia belas paisagens. Caminhe pelas ruas da capital francesa e aprecie todo o charme que ela oferece com seus ambientes ensolarados.

Pessoas na Paris Plage

Durante o passeio em Paris, aproveite para tomar um delicioso sorvete ou frapê na famosa sorveteria Amorino. Outra dica para esse período é fazer compras em Paris, como nas Galeries Lafayette, que oferecem bastante variedade em seus produtos. Nessa época, principalmente entre o final de junho e início de agosto, muitas lojas entram em liquidação.

Interior da loja Galeries Laffayete em Paris

Eventos no verão em Paris

  • Fête du Cinéma e Fête de la Musique (junho): tanto o Festival de Cinema quanto o Festival da Música em Paris são sensacionais e repletos de novidades.
  • Bastille Day (14 de julho): nessa festa, comemora-se a queda da Bastillha. Essa celebração inclui desfiles na avenida Champs-Elysées, fogos de artifício e muita animação.
  • Tour de France (julho): o maior evento de ciclismo do mundo. Ele passa por diversos pontos turísticos de Paris.
  • Paris Fashion Week Men’s (julho): a segunda edição desse famoso evento de moda masculina traz as tendências desse segmento e recebe diversos visitantes.

Feriados no verão em Paris

  • 14/07: Queda da Bastilha (feriado nacional da França)
  • 15/08: Assunção de Maria (no dia anterior, 14, vários barcos passeiam pelo Rio Sena em Paris, circulando pela Île Cité e Île Saint Louis)

Bastille Day em Paris

2. Outono em Paris (21 de setembro a 20 de dezembro)

Essa é uma estação do ano ideal para visitar Paris, assim como a primavera. No outono, as avenidas ficam cobertas de folhas e as cores da cidade recebem mais contraste, embora os dias diminuam – e isso pode ser muito importante para planejar o seu roteiro. O mês mais quente do outono em Paris é setembro, que inclui em boa parte ainda o verão, com máximas de 21°C, enquanto o mais frio é novembro, com mínimas de 5°C e máximas de 10°C.

Temperaturas médias

  • Setembro: 16,6°C
  • Outubro: 12,7°C
  • Novembro: 7,8°C

Outono em Paris

  • Dicas: É durante esse período que ocorrem muitos festivais, como a festa da gastronomia e dos vinhos. Nessa época, as filas das atrações diminuem drasticamente, permitindo que você aproveite ainda mais.

O que levar na mala para o outono em Paris?

O outono marca a transição de temperaturas mais quentes para as mais frias. Então, o ideal é levar tanto roupas mais frescas, como camisetas e shorts, quanto blusas quentes e calças, principalmente se você for no final dessa estação, em novembro ou dezembro.

O que fazer no outono em Paris?

Não deixe de caminhar pela cidade, para apreciar a belíssima paisagem, que recebe colorações amarelas e alaranjadas. Visite os restaurantes em Paris, para experimentar a culinária local, e seus ótimos bares e cafeterias. Muitos deles contam com terraços e áreas externas confortáveis, nas quais você pode relaxar enquanto prova vinhos, chocolates quentes ou cafés. Nessa estação, visite também os museus em Paris, que oferecem muita cultura e diversão a seus visitantes.

Restaurante em Paris

Eventos no outono em Paris

  • Fête de la gastronomie (setembro): o Festival de Gastronomia de Paris acontece anualmente, durante três dias do mês de setembro, e traz degustações, passeios, feiras e muito mais.
  • Paris Fashion Week (setembro/outubro): a segunda edição anual desse famoso evento atrai fashionistas e amantes da moda de todo o mundo.
  • Festival Nuit Blance (outubro): acontece durante a noite do primeiro final de semana de outubro e celebra a arte contemporânea.
  • Festa des Vendanges de Montmartre (outubro): na primeira quinzena do mês de outubro, durante quatro dias, comemora-se a chegada do vinhos de Clos Montmartre, um vinhedo mítico, localizado na capital parisiense. Essa festa traz algumas programações interessantes.
  • Mois de la Photo (novembro): durante todo o mês de novembro, nos anos pares, Paris celebra a arte de fotografar em diversos museus, galerias de arte e espaços culturais.
  • Festival d’Automne (setembro a dezembro): no outono, esse evento celebra a arte contemporânea, através de apresentações teatrais, danças, concertos, produções cinematográficas etc.

Feriados no outono em Paris

  • 01/11: Dia de Todos os Santos (as famílias de Paris visitam seus entes em cemitérios)
  • 11/11: Fim da Primeira Guerra Mundial

Festival d’Automne em Paris

3. Inverno em Paris (21 de dezembro a 20 de março)

O inverno em Paris é uma das épocas mais bonitas da cidade. Os telhados se cobrem de neve e o clima natalino com esse tempo é apaixonante, fazendo com que a região fique muito romântica. A cidade costuma ficar toda enfeitada do início de novembro até o início de janeiro. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro, com temperaturas mínimas de 1°C e máximas de 7°C.

Temperaturas médias

  • Dezembro: 5°C
  • Janeiro: 4°C
  • Fevereiro: 5,3°C

Inverno em Paris

  • Dicas: janeiro é um ótimo mês para conhecer Paris, já que a cidade não fica tão cheia nesse período. Ainda assim, se tiver oportunidade, passe a época natalina na capital francesa, pois é encantadora! Ao contrário do verão, os dias são mais curtos, podendo escurecer por volta das 17h.

O que levar na mala para o inverno em Paris?

O frio em Paris costuma ser intenso, com sensação térmica de temperaturas ainda menores. Portanto, leve roupas quentes. Casacos grossos, roupas de lã, luvas, cachecóis e toucas. Também é válido levar calçados fechados e adequados para andar na neve.

O que fazer no inverno em Paris?

Nessa época, os passeios ao ar livre dão lugar aos locais fechados. É o período ideal para visitar os incríveis museus em Paris, como o famoso Museu do Louvre. Ele traz obras sensacionais e, ainda, um espaço encantador, repleto de atrativos ao redor. Outro museu que também vale a pena conhecer é o Museu d’Orday, às margens do Rio Sena, que conta com uma extensa coleção de obras de arte com pinturas e esculturas da arte ocidental.

Museu do Louvre com neve em Paris

No inverno, assim como durante todo o ano, você pode assistir a espetáculos nos principais teatros da cidade e conhecer os principais monumentos por lá. E, claro, há atrações exclusivas dessa temporada, como os rinques de patinação. Você pode encontrá-los em Trocadéro, no primeiro andar da Torre Eiffel, na Champs-Elisée e em muitas outras regiões. E durante o seu passeio, não deixe de parar em algum dos charmosos bistrôs parisienses.

Carrossel em Paris

Eventos no inverno em Paris

  • Mercados de Natal (dezembro): no final do ano, surgem os Mercados de Natal em Paris. Eles são bastante atrativos e oferecem decorações, objetos festivos, produtos regionais, artesanato e muito mais, tudo temático. É possível encontrá-los em diversas regiões na cidade.
  • Paris Fashion Week Men’s (janeiro): a primeira edição desse famoso evento de moda masculina traz as tendências desse segmento e recebe diversos visitantes.
  • Paris Fashion Week (fevereiro/março): a primeira edição anual desse famoso evento atrai fashionistas e amantes da moda de todo o mundo.

Feriados no inverno em Paris

  • 25/12: Natal
  • 01/01: Ano-Novo
  • 15/01: Dia de Martin Luther King Jr.
  • 14/02: Dia dos Namorados (data comemorativa)

Mercados de Natal em Paris

4. Primavera em Paris (21 de março a 20 de junho)

A primavera é uma das melhores épocas, assim como outono, para visitar a cidade. O motivo é simples: o clima e as temperaturas em Paris estão ótimos e convidativos, pois são bem amenas. Abril costuma ser um mês com muitas chuvas, então é sempre bom andar com um guarda-chuva na bolsa, e ao mesmo tempo é o mês mais quente da estação, com temperaturas mínimas de 6°C e máximas de 16°C.

Temperaturas médias

  • Março: 7,8°C
  • Abril: 10,7°C
  • Maio: 14,3°C

Primavera em Paris

  • Dicas: atente-se às temperaturas instáveis, principalmente no início da primavera. O clima pode ir de um calor intenso até um frio congelante em um mesmo dia. Nessa época, Paris oferece uma ótima programação cultural, com exposições e espetáculos muito interessantes.

O que levar na mala para a primavera em Paris?

Assim como o outono, a primavera também marca a transição de temperaturas, porém para as mais quentes. Se você for no início dessa estação, leve roupas quentes, já no final, inclua roupas mais leves. Deixe sempre um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas.

O que fazer na primavera em Paris?

Você pode caminhar pelas ruas floridas da capital francesa, inclusive na famosa avenida Champs-Élysées. Também é um ótimo período para conhecer os fantásticos parques e jardins em Paris, como o Jardim de Luxemburgo, o maior jardim público da cidade. Aproveite para se sentar sob o sol, ler ou descansar. Além disso, muitos desses locais recebem alguns eventos, como shows e exposições. Aproveite, ainda, para fazer um piquenique às margens do rio Sena.

Jardim de Luxemburgo em Paris

Eventos na primavera em Paris

  • Roland Garros (maio/junho): é um campeonato de tênis que acontece anualmente em Paris e tem início em maio, podendo se estender até junho.
  • Jazz Festival (junho):  traz diversos grandes artistas à cidade, em apresentações incríveis. Costuma acontecer durante os finais de semana de junho e julho.

Feriados na primavera em Paris

  • Uma semana antes da Páscoa: Domingo de Ramos
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-Feira de Páscoa (também é feriado na França)
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 08/05: Dia da Vitória na Europa. Comemora-se o final da 2ª Guerra Mundial
  • 10/05: Dia da Ascensão
  • 50 dias após o domingo de Páscoa, geralmente em maio: Segunda-feira de Pentecostes

Jazz Festival em Paris

Qual é a estação menos chuvosa e quando neva em Paris?

Na capital da França, chove praticamente a mesma quantidade durante o ano todo, com pouca diferença de um mês pra outro. Ainda assim, não são chuvas constantes ou muito fortes. A estação menos chuvosa em Paris é o inverno, principalmente em fevereiro e março. Já a neve está presente durante o inverno, e também em parte do outono, mais especificamente de novembro a março. Porém, são poucos os dias em que neva na cidade.

Neve em Paris

Qual é a melhor época do ano para ir a Paris?

Cada estação do ano traz uma paisagem diferente para Paris e, portanto, todas elas são ótimas para conhecer a Cidade Luz. Ainda assim, a nossa dica é visitá-la durante a primavera (abril, maio e junho) ou outono (outubro, novembro e dezembro), sendo considerados os meses de melhor custo-benefício abril, setembro e outubro. Nessa época, as temperaturas da cidade são bem amenas e os preços são mais baixos, ou seja, você terá uma maior economia em sua viagem.

Flores no Jardim de Luxemburgo em Paris

Muito mais dicas de Paris no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem a Paris

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura de Paris, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade em Paris e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura de Paris quando estiver lá.

Dica para usar o celular à vontade em Paris e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Paris

Agora que você já viu tudo sobre o clima e a temperatura de Paris, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Paris é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Paris, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Paris.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Paris

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Paris é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Paris todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Paris:

O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Compras em Paris: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *