Vista da cidade de Lyon
Lyon

Clima e temperatura em Lyon

Veja como é o clima e temperatura em Lyon em cada época do ano, assim você já pode se programar levando as roupas e os acessórios certos. Quando viajamos para um lugar diferente, é sempre bom estarmos preparados para os imprevistos.

Noite em Lyon

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre o clima e temperatura em Lyon.

Como são o clima e a temperatura em Lyon?

O clima em Lyon é quente e temperado. Até no mês mais seco, que é agosto, pode chover. Durante o ano, a temperatura média de Lyon é de 16°C. Confira a tabela de temperaturas de acordo com cada mês:

Tabela de temperaturas em Lyon

1. Inverno em Lyon (21 de dezembro a 20 de março)

No inverno de Lyon, as temperaturas ficam em torno dos 7°C. Nessa época, o clima fica bem frio, com dias mais curtos. É possível ter temperaturas abaixo de zero, chuvas e neve. Ainda assim, é possível fazer vários passeios legais na cidade.

Temperaturas médias

  • Dezembro: 6,5°C
  • Janeiro: 4,7°C
  • Fevereiro: 7,1°C

Inverno em Lyon

O que levar na mala para o inverno em Lyon?

Roupas quentes, como casacos grossos, roupas de lã, luvas, cachecóis e toucas. É valido levar, também, calçados fechados por conta das chuvas.

O que fazer no inverno em Lyon?

A nossa dica para se proteger do frio intenso, das chuvas e neve, é priorizar atrações em locais fechados. Uma ótima opção de passeio são os museus em Lyon. Um dos principais é o Museu de Belas Artes, situado na Place des Terreaux. Ele conta com um acervo fantástico, repleto de obras de arte tanto de séculos recentes quanto de épocas antigas, como a dos faraós egípcios.

Museu de Belas Artes em Lyon

Outro museu muito interessante é o Villa Lumière, que mostra como era feito o cinema antigamente, suas ferramentas, a história das tecnologias cinematográficas e muito mais. Já o Museu des Confluences aborda a evolução das espécies, desde os dinossauros até a vida do humana. O inverno também é o período ideal para visitar os melhores restaurantes em Lyon e experimentar a deliciosa culinária francesa.

Vista do Museu des Confluences em Lyon

Eventos no inverno em Lyon

  • Sirha (janeiro): é uma feira de gastronomia e hotelaria voltada aos profissionais da área. Lá, há expositores com restaurantes e alguns dos melhores produtos franceses e mundiais.
  • BIG Lyon (janeiro): O Big significa “Bienal International du Goût”, ou seja, Bienal Internacional do Sabor. É um evento gastronômico aberto ao público, que traz micro-eventos espalhados pela cidade de Lyon, com degustações, feiras, entre outros.
  • Copa do Mundo de Confeitaria (janeiro): esse evento conta com confeiteiros de todo o mundo e costuma acontecer no no centro de convenções Eurexpo Lyon, ao final de janeiro.

Feriados no inverno em Lyon

  • 25/12: Natal
  • 01/01: Ano-Novo
  • 15/01: Dia de Martin Luther King Jr.
  • 14/02: Dia dos Namorados (data comemorativa)

Natal em Lyon

2. Primavera em Lyon (21 de março a 20 de junho)

Na primavera, o clima em Lyon costuma ser bem agradável. Ainda assim, a temperatura varia bastante, por isso é bom viajar preparado, tanto ao que se refere às roupas na mala quanto aos passeios inclusos em seu roteiro pela cidade.

Temperaturas médias

  • Março: 11,5°C
  • Abril: 17°C
  • Maio: 21,7°C

Jardim Botânico no Parc de la Tête d'Or em Lyon

O que levar na mala para a primavera em Lyon?

Se você for no início da primavera, leve roupas quentes, já no final, inclua roupas mais leves. Deixe sempre um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas.

O que fazer na primavera em Lyon?

Aproveite a primavera para caminhar nos parques floridos de Lyon, como o Parque de la Tête d’Or. Ele oferece mais de 117 hectares de área natural com jardim botânico, lago e até um zoológico gratuito. Visite, também, o Mercado Les Halles, que faz jus ao apelido de capital gastronômica da França que Lyon possui. Lá, você encontra ótimos restaurantes e uma incrível variedade de alimentos de alta qualidade.

Fachada do Mercado Les Halles em Lyon

Eventos na primavera em Lyon

  • Feira Internacional de Lyon (março/abril): essa feira costuma acontecer ao final de março ou em abril, dependendo do ano. Ela traz peças de artesanato, artigos de beleza, móveis e até veículos usados. Tem duração de 11 dias e faz bastante sucesso na cidade.
  • Noites Sonoras (maio): é um festival de música eletrônica bem animado, que acontece no mês de maio e costuma durar 4 dias. Durante esse período, você pode apreciar a música eletrônica em diversos lugares da cidade, como museus, parques, jardins, barcos, lavanderias, entre outros.

Feriados na primavera em Lyon

  • Uma semana antes da Páscoa: Domingo de Ramos
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-Feira de Páscoa (também é feriado na França)
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 08/05: Dia da Vitória na Europa. Comemora-se o final da 2ª Guerra Mundial
  • 10/05: Dia da Ascensão
  • 50 dias após o domingo de Páscoa, geralmente em maio: Segunda-feira de Pentecostes

Ovos de Páscoa

3. Verão em Lyon (21 de junho a 20 de setembro)

No verão em Lyon, principalmente nos meses de julho e agosto, as temperaturas podem chegar aos quase 30°C. Porém, ainda assim, o tempo costuma esfriar um pouco à noite. Essa época é ideal para fazer passeios a céu aberto, devido às altas temperaturas.

Temperaturas médias

  • Junho: 25,7°C
  • Julho: 27,3°C
  • Agosto: 26,6°C

Fourvière em Lyon

O que levar na mala para o verão em Lyon?

Roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também blusas e calças, pois o verão traz temperaturas amenas e pode esfriar à noite, além de calçados confortáveis. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar e garrafas d’água.

O que fazer no verão em Lyon?

Durante o verão, faça passeios ao ar livre, inclusive no bairro Vieux Lyon. Ele está no centro da cidade e por lá, você encontra muitas atrações e restaurantes sensacionais. A região foi declarada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1998 e é encantadora. Aproveite para visitar a Catedral Saint-Jean em Vieux Lyon, construída em homenagem a São João Batista, que possui arquitetura de estilo romântico e gótico.

Catedral San-Jean em Vieux Lyon

La Croix-Rousse em Lyon, uma charmosa colina em um bairro de mesmo nome, é outra ótima opção de atração para visitar durante o verão francês. Essa região possui uma história muito interessante e oferece atrações incríveis, entre mercado, ateliês, restaurantes, murais de arte etc. Além disso, os edifícios chamam a atenção por si só devido à arquitetura charmosa que possuem.

La Croix-Rousse em Lyon

Eventos no verão em Lyon

  • Bienal de Arte Contemporânea (setembro): nas primeiras semanas de setembro, até o início de janeiro, acontece esse evento. Ele é realizado por associações culturais a cada dois anos, nos anos ímpares. Conta com exposições de arte e outros micro-eventos em vários lugares na cidade.
  • Bienal de Dança (setembro): é um festival de dança contemporânea que ocorre a cada dois anos, nos anos pares, alternando com a Bienal de Arte Contemporânea. Traz milhares de dançarinos de todo o mundo em apresentações e paradas musicais, de vários gêneros musicais, por quase um mês.

Feriados no verão em Lyon

  • 14/07: Queda da Bastilha (feriado nacional da França)
  • 15/08: Assunção de Maria

Bastille Day em Lyon

4. Outono em Lyon (21 de setembro a 20 de dezembro)

No outono, o clima em Lyon volta a esfriar e o sol se põe mais cedo, mas as temperaturas ainda são agradáveis. Ainda assim, elas podem variar, portanto é bom estar preparado. Você pode visitar tanto lugares fechados quanto ao ar livre, para apreciar a beleza da cidade de Lyon.

Temperaturas médias

  • Setembro: 23,3°C
  • Outubro: 17,2°C
  • Novembro:11,4°C

Outono em Lyon

O que levar na mala para o outono em Lyon?

Assim como na primavera, o ideal é levar tanto roupas mais frescas, como camisetas e shorts, quanto blusas quentes e calças, principalmente se você for no final dessa estação, em novembro ou dezembro. Também não se esqueça de levar guarda-chuva ou capa de chuva.

O que fazer no outono em Lyon?

Um lugar imperdível na cidade é a praça Place des Terreaux, uma das mais conhecidas e visitadas em Lyon, principalmente por receber o Fête des Lumières, o principal festival da cidade. No local, onde está a famosa fonte Batholdi, você pode visitar o Museu de Belas Artes e saborear boas bebidas nos cafés ao redor. Não deixe de conhecer, também, a Basílica Notre Dame de Fourvière, que é encantadora e conta com mosaicos de painéis bíblicos em seu interior.

Vista da Praça Place des Terreaux em Lyon

Eventos no outono em Lyon

  • Festival de cinema (outubro): conhecido como Festival Lumière, ele homenageia a história do cinema e seus inventores, os irmãos Lumière. A programação é centrada em filmes clássicos e conta com uma premiação ao final do evento. Tem duração de aproximadamente duas semanas e acontece em lugares diferentes a cada edição.
  • Festival das Luzes (dezembro): o Fête des Lumières é o principal evento de Lyon e recebe milhões de visitantes todos os anos. Ele costuma acontecer no início de dezembro, com duração de 4 dias, e conta com muitas luzes, sons e animações, que destacam o patrimônio arquitetônico da cidade. Além disso, muitos residentes de Lyon decoram suas janelas com vidros coloridos.

Feriados no outono em Lyon

  • 01/11: Dia de Todos os Santos (as famílias visitam seus entes em cemitérios)
  • 11/11: Fim da Primeira Guerra Mundial

Fête des Lumières - Festival das Luzes em Lyon

Chuvas e neve em Lyon

Na cidade de Lyon, pode chover em qualquer época do ano, a qualquer hora do dia. Porém, não é nada que atrapalhe sua viagem, já que você pode optar por atrações em locais fechados e levar capa ou guarda-chuva. O mês mais chuvoso na cidade é outubro, enquanto o menos chuvoso é fevereiro. Já em relação à neve, saiba que é bem raro ela aparecer na cidade.

Dia chuvoso em Lyon

Qual é a melhor época do ano para ir a Lyon?

A melhor época para visitar Lyon é no verão, entre os meses de junho e setembro. Nessa época, o clima é agradável, não é muito frio, e as chuvas estão presentes em menor quantidade. É possível curtir a cidade sem se preocupar muito. Outra opção muito boa é ir no mês de abril, pois apesar de um pouco mais frio, não há tantas chuvas. Para quem gosta de curtir um clima de fim de inverno, essa é a melhor escolha.

Vista de Lyon

Muito mais dicas de Paris no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem a Paris

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Lyon, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Lyon quando estiver lá.

Dica para usar o celular à vontade na França

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus da França é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a França todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Onde ficar em Paris

Dicas para o aluguel de carro na França

Uma dica legal é que para conhecer bem as regiões da França é essencial alugar um carro, principalmente quando a ideia é conhecer as cidades do interior ou a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice. Elas são todas próximas e o carro facilita muito a viagem entre elas e é a forma mais fácil de se locomover por lá, sem falar que as estradas são lindas.

Você consegue ir ás praias paradisíacas mais afastadas e tem várias outras cidades legais para incluir no roteiro como Marselha, Lyon, Versalhes e a própria Paris. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na França com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, usando comparadores de preços excelentes e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à França:

O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Como economizar muito na França: Dicas incríveis para economizar em tudo em Paris.
Como alugar um carro na França: Dicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.

Tags:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *